Metodologia


Imagem
No ensino de Inglês e Espanhol utilizamos Metodologia Comunicativa seguindo as diretrizes do Enfoque Comunicativo-Associativo e padrões internacionais de certificação.

Enfoque Comunicativo é o conjunto de ideias e princípios, cuja fundamentação teórica provêm da Análise Psicolinguística e Sociolinguística aplicado ao ensino de línguas estrangeiras e da mesma forma, da Teoria da Aquisição das Línguas e Teoria da Educação.

Dito enfoque contempla a relação de conteúdos gramaticais aprendidos com as situações reais a serem utilizadas de forma correta e com o máximo de adequação  desde uma dimensão social da língua-alvo, desenvolvendo o aluno as destrezas orais, escritas e de interação, considerando a consecução das diferentes competências definidas como integradoras da competência comunicativa: gramatical, sociolinguística, discursiva, estratégica e sociocultural.

Sendo o aluno o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, partimos da base que ele possui conhecimentos prévios do mundo, bem como razões para estudar a língua-alvo, que o auxiliarão diante do processo de aquisição, pautas estas que nos permitem realizar um diagnóstico das suas necessidades de aprendizagem, descobrir como aprende melhor, nos adequarmos a seu estilo de aprender e às suas características de personalidade, etc., para desenvolvermos o Programa Personalizado de Estudos e as estratégias mais apropriadas ao seu perfil, no intuito de o estudo ser proveitoso e rentável para ele.  

Contudo, a Methodo centra o ensino no aluno, tendo presente os fatores cognitivos e afetivos que atuam durante seu processo de aprendizagem, desenvolvendo, por tanto, a competência estratégica.

De cara a este enfoque metodológico o professor da Methodo  é um guia e treinador do aluno e não uma autoridade como em cursos convencionais, uma vez que seu papel será de assessor, negociador de conteúdos e formas de atuação, além de oferecer ao aluno atenção personalizada e todas as ferramentas linguístico-comunicativas necessárias para obter o máximo do seu rendimento e evolução em cada sessão de aula.

Diante da prática deste enfoque o conceito de aula é o espaço de comunicação real onde os professores da Methodo disponibilizamos variados recursos didáticos e tipologias de atividades, cujo planejamento e execução estará sempre de acordo com os objetivos contemplados em seu Programa Personalizado de Estudos:

  -  Atividades de uso da língua meta.
        
Prática mediante situações reais ou simuladas com o objetivo de 
      comunicação em tempo real;

  -  Atividades de atenção à forma da língua meta.
        
Sistematizar conteúdos e trabalhar aspectos concretos, tais como estruturas
      gramaticais, léxico, cultura, etc.;
 
  -  Atividades de monitorização do processo de aprendizagem da língua
     meta.
        
Atividades relativas à avaliação do processo de aprendizagem e à
      programação do curso.

​Nós adaptamos a metodologia ao perfil do aluno, às suas características individuais, objetivos, interesses, gostos e preferências e reais necessidades de aprendizagem e treinamento de inglês e espanhol, por tanto, reduzindo significativamente o tempo de estudo para conseguir sua fluência, otimizando a fixação dos conteúdos pautados para na prática o aluno alcançar o desenvolvimento da sua competência linguístico-comunicativa, pragmática e sociocultural no menor tempo possível.


MATERIAL DIDÁTICO

Diante do desenho e da elaboração do material didático, a Methodo tem presente os seguintes princípios básicos: AUTENTICIDADE - INTERDEPENDÊNCIA - FLEXIBILIDADE - ADEQUAÇÃO - APRESENTAÇÃO.

Ditos princípios visam uma relação entre as atividades de aula o material didático e a vida real, no intuito de tirar proveito dos atos comunicativos que surgem naturalmente em aula, motivando a interação e a aprendizagem do aluno, através de situações associadas ao seu cotidiano  pessoal, ou bem utilizando documentos autênticos relativos ao exercício da sua função profissional.

Contudo, uma variedade de atividades que fazem parte de uma dinâmica agradável, sequenciada, adequada, coerente com as destrezas linguístico-comunicativas que tem por objetivo desenvolver ou aprimorar no aluno, com toda flexibilidade que seu Programa Personalizado de Estudos precisar, visando enriquecer o processo de aprendizagem.

O material didático para acompanhamento do aluno nas aulas é apresentado na modalidade apostila com impressão a cores ou em formato digital Power Point (Interativo), opções que o aluno poderá escolher.

Imagem

​Junto à prática de estratégias meta-cognitivas os professores da Methodo utilizam nas aulas diversificado material autêntico (documentos corporativos, e-mails, relatórios etc.), ferramentas didáticas genuínas (audiovisuais, lúdicas, motivacionais, humorísticas, jogos, simulação de situações da vida real, etc.) que motivam o aluno para interagir espontaneamente em diversos contextos, sem inibições e sem medo de errar, aprendendo a expressar-se de maneira correta, coerente, com segurança e liberdade,  logrando total compreensão dos enunciados, bem como autonomia e eficácia na sua comunicação, tanto oral quanto escrita, especialmente diante da interação com nativos.

Imagem


Na Methodo o aluno não só aprende a falar na língua meta, já que o Programa Personalizado de Estudos visa também assimilar aspectos linguísticos, fonéticos, fonológicos, gramaticais, léxicos, pragmáticos, culturais, socioculturais/profissionais dos países onde se fala a língua, possibilitando ao aluno distinguir, interpretar e utilizar adequadamente as expressões idiomáticas e regionalismos usados em diversos lugares, bem como perceber as diferenças para poder conviver com a diversidade da forma mais respeitosa e natural possível.

Profª-Coordenadora Agnes Clara Valdés
Fev/2020.